BraveStarr - 1987 / 1989
1 Comments Published by Carlos Silva on sábado, 12 de abril de 2008 at 09:49.GENÉRICO
Em 1986, a companhia Filmation criou a série de desenhos animados BraveStarr, continuando o seu trabalho no desenvolvimento de variados produtos de animação para o público infantil e juvenil. Esta série vinha com um fardo difícil, o de fazer esquecer "He-man e os Mestres do Universo", também ela criação da Filmation. No entanto, ao contrário de "He-man", "BraveStarr" era uma criação original da Filmation, e não uma encomenda feita pela Mattel para vender bonecos ( o que tivera acontecido com "He-Man").
Pese embora o facto de "BraveStarr" não ter sido tão impactante e bem sucedido como o seu predecessor, a série apresentava maiores qualidades, quer a nível de produção, quer a nível de argumento, O principal factor que condicionou a sua curta longevidade prendeu-se com a venda da licença à Mattel para fabrico e venda de bonecos alusivos à série e um posterior fracasso de vendas dos mesmos (A Mattel apressou o lançamento da linha de bonecos para a época de 1986, altura em que os desenhos animados ainda não tinham sequer sido emitidos na televisão).
A série relata a história do Marshall Bravestarr, agente da lei de um planeta denominado "Novo Texas". Conta com a ajuda do seu companheiro "Thirty -Thirty", um cavalo cibernético que entre outras coisas fala, e de "Shaman", o seu mentor.
Bravestarr, como todas as personagens que se prezem, tem poderes especiais (a força de um urso, a audição de um lobo, a visão de um falcão e a velocidade de um puma) , com os quais conta para puder manter a ordem e a justiça e lutar contra Tex-Hex, o líder dos "Carrion Bunch", bandidos mercenários cibernéticos, cujos principais intuitos se centram na obtenção do mineral Kerium e na destruição do planeta "Novo Texas".
Bravestarr é uma espécie de cowboy nativo norte-americano, num contexto futurista adaptado do antigo Oeste Selvagem, cuja personalidade é equilibrada e espiritual. Não raras vezes recorre ao seu mestre, "Shaman", para conselhos e recuperação espiritual.
O que tornou esta série algo de importante e particular na história "animativa" dos anos 80, foi o teor particular de alguns dos seus episódios, e a apresentação adulta e educativa de diferentes problemas /realidades.
Num dos episódios (The Price ; O Preço) surge uma nova droga no planeta, apelidada de "spin". Uma criança é aliciada por um traficante para a experimentar, e rapidamente se torna viciada, roubando inclusivé a mãe para obter mais doses. A conclusão não é alegre e ou despretensiosa, como em muitas outras situações (cartoons, séries). No final do episódio a criança morre, num estado físico muito debilitado, depois de uma overdose fatal.
Episódio "The Price", completo em três partes , no Youtube (versão original em inglês sem legendas)
Parte 2
Parte 3
No "filme" de desenho animado de longa duração de BraveStarr, denominado de "The Legend" (A Lenda), BraveStarr envolve-se romanticamente com J.D (uma mulher juíza), chegando mesmo a trocar algumas carícias e beijinhos (algo muito pouco usual nos desenhos animados de então). A cena na sua totalidade é muito bem equilibrada, assemelhando-se a uma qualquer situação retratada em inúmeros filmes.
Cena entre BraveStarr e J.D
Filme "The Legend" , completo em 9 partes , disponível na sua versão original no Youtube ;
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
BraveStarr, ao invés do seu antecessor (He-Man) não foi emitido por nenhum canal da televisão portuguesa, tendo tido no entanto relativo sucesso na sua comercialização via aluguer em clubes de vídeo. Foi aliás através dessa forma que eu pessoalmente conheci a série, e me tornei um grande fã, ainda que tenha conhecido o Marshall e seus conterrâneos via dobragem brasileira do já fomoso (pelo menos em Portugal) Herbert Richards :)
Para finalizar deixo-vos com a transcrição completa do texto narrado no genérico da série.
Punchline do Genérico (Original)
Português
Até ao próximo post!
eu assistia bravestar na rede globo e se ñ me engano, aos domingos pela manhã.muito bom esse desenho!