Saudade animada


As misteriosas cidades do Ouro ; 1982 - 1983





GENÉRICO INICIAL (edit ) acompanhando a sugestão do Ivo, relativamente à versão original emitida em Portugal, repostei o genérico, com a versão francesa.




Série co-produzida pelos Estúdios Dic (França) e Estúdios Pierrot (Japão), "As Misteriosas Cidades do Ouro", foi primeiramente exibida em 1982. A série apresentava uma mistura equilibrada e dinâmica de ficção científica, arqueologia, e História da Antiguidade sul americana. Teve um total de 39 episódios, os quais seguiam uma narrativa contínua.


Uma das suas particularidades centrava-se na exibição, no final de cada episódio, de um pequeno documentário (não excedendo os três minutos) sobre aspectos históricos e/ou realidades tendo em conta as aventuras das personagens no mesmo episódio. Desta forma fomentava de modo orgânico, e com grande acuidade e rigor histórico, a ligação entre a ficção e o conhecimento, entre o lazer e a pedagogia, promovendo o enriquecimento cultural e a educação das crianças.



Estamos em 1532. Esteban, um rapaz, descobre que foi salvo de um naufrágio por Mendoza, navegador de um navio espanhol. Em complemento, a única pista que detém relativamente à sua identidade é uma medalha, a qual usa pendurada ao pescoço. Esteban decide embarcar com Mendoza numa viagem de Espanha rumo ao Novo Mundo - as Américas - encontrando no caminho duas crianças - Zia - uma rapariga Inca ; e Tao, o membro derradeiro de uma comunidade altamente desenvolvida. Os três procuram destinos e respostas distintas. Esteban anseia por encontrar o seu pai e a sua identidade ; Tao procura traços e reminiscências da sua cultura e raça ; Zia procura também o seu pai.


As pistas para solucionar estes três enigmas levam no entanto a um mesmo horizonte, o qual ostenta as Sete Cidades de Ouro. Sendo assim, as crianças, juntamente com Mendoza, Sancho e Pedro (estes dois últimos também navegadores, amigos de Mendoza), embarcam numa jornada apaixonante e enriquecedora, em busca das referidas cidades e dos segredos que as mesmas ostentam.


"As Misteriosas Cidades do Ouro" apresentava uma narrativa diferente, até porque bebia de diferentes influências. Os acontecimentos eram equilibrados entre aspectos culturais, sociais e humanos, defendendo/promovendo o respeito por distintas culturas, a sua preservação e o conhecimento relativamente a estas (Incas, Maias, Olmecs). Paralelamente a esta característica, a série evidenciava também uma sensibilização constante relativamente ao meio ambiente e à natureza.




Em Portugal, e corrijam-me se estou em erro (a secção de comments serve para isso mesmo, entre outras coisas), a série passou na Rtp 2 na sua versão francesa, por volta de 1985 /86 (refiro-me à sua segunda exibição, porque penso que foi emitida anos antes, também na televisão portuguesa).


A recordação que mantenho mais viva na memória é a do genérico inicial, cuja música me marcou sobremaneira, ao ponto de me lembrar vividamente dela, nos dias de hoje. Não me esqueci também do pequeno momento no final de cada episódio, dedicado aos documentários. Embora me aborrecessem por vezes, acabava sempre por vê-los até ao fim, o que contribuía para deter algum conhecimento extra (por mínimo que este fosse).


"As Misteriosas Cidades do Ouro" foi uma série que me marcou imenso, cujo lançamento em Dvd surgiu à pouco tempo, embora lamentavelmente não tenha recebido qualquer tipo de espaço e/ou atenção no mercado português.



Até ao próximo post! :)

1 Responses to “As misteriosas cidades do Ouro ; 1982 - 1983”

  1. # Blogger The Aiming Bot

    Grande Carlos, grande trabalho. Isto traz belas memórias de quando ainda andávamos todos sujos nas ruas, entre pó e lama, a brincar nos pinhais, à espera que chegasse a hora pra ver os bonecos. Só lamento informar que "as maravilhosas cidades dos ouro" na altura, eram em francês. O genérico e a musica jamais me sairam da cabeça, pelo que este não teve tanto impacto como o outro teve quando ouvi de novo. Mas mesmo assim, grande trabalho, é sempre bom recuar ao tempo em que ainda se faziam bons bonecos. P.S. - há um que ando à procura há n etmpo e nao encontro. Freddy, uma formiga, que na altura tinha um personagem que me assustava. Se encontrares, és o maior. Abraços.  

Enviar um comentário



Google Textos e Planilhas - processador de texto e planilhas na web.. Editar esta página (se você tiver permissão) | Denunciar spam