Saudade animada


O Romance da Raposa - 1988






GENÉRICO INICIAL




É chegada a hora de falar um pouco sobre uma produção de animação portuguesa. E que melhor maneira do que recuperar esta série criada pelos Estúdios Topefilme, a partir de uma adaptação do livro de ficção juvenil "O Romance da Raposa", do autor Aquilino Ribeiro.


A série teve um total de 13 episódios, cada um com 13 minutos, num total de 169 minutos de duração, retratando a história amorosa da raposa Salta-Pocinhas, e toda a espiral de aventuras em que ela enveredava. Esta era astuta, mandriona e adepta da vida fácil e sem preocupações.


Lembro-me perfeitamente de ver os episódios (se não me engano passavam na Rtp1 aos Domingos à tarde), e delirar com as aventuras da raposa, as quais eram embebidas em textos ritmados (parecendo lenga-lengas), obviamente adaptados da obra de Aquilino Ribeiro.


Tudo se inicia a partir de uma nova jornada da "Salta-Pocinhas", que para crescer terá que se tornar independentente. No entanto irá, ao longo do percurso, descobrir que nem sempre a vida adulta é feita de facilitismos.


"O Romance da Raposa" ajudou a evidenciar a qualidade que também por aqui havia (Portugal), não deixando no entanto de provocar alguma tristeza por não se ter apostado mais em trabalhos/projectos/dinâmicas semelhantes.



Até ao próximo post!


0 Responses to “O Romance da Raposa - 1988”

Enviar um comentário



Google Textos e Planilhas - processador de texto e planilhas na web.. Editar esta página (se você tiver permissão) | Denunciar spam