Sport Billy (1979)
0 Comments Published by Carlos Silva on quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 at 17:42.Genérico de Abertura
Falar de Sport Billy, que prazer! Talvez a primeira série de animação que se afigurou como verdadeira paixão. Rima e tudo, como convém numa história bem contada. E aqui procura-se não se deixar nada para trás ;)
Tal como referi, Sport Billy foi uma paixão assolapada de criança. Desde o início, vibrei entusiasmado com cada aventura do herói homónimo, desejando ter um saco de desporto tão fantástico quanto o dele. Hoje é natural que, perante uma situação de desenrascanço, possamos dizer qualquer coisa como "o que não valia a mala do sport billy!". Provavelmente, se estamos entre jovens, passamos por pobres coitados. O desportista billy já lá vai, perdeu-se no tempo, mas o que é verdade é que o sentimento de carinho teima em persistir.
Sport Billy apelava à união, ao desportivismo e ao trabalho de equipa. O rapazito da sacola de desporto, onde cabiam toda a infinidade de objectos ao serviço de qualquer necessidade, era, para todos os efeitos, um extraterrestre (vinha de outro planeta, portanto...),mas de boas aparências. Tinha como grande adversária, a pérfida e malévola rainha Vanda (lembro-me bem da sua fatiota roxa) , que se fazia quase sempre acompanhar nos seus planos sombrios pelo gnomo Snipe. A rainha pretendia acabar com qualquer tipo de desporto. O Fitness, em 1979, não tinha tanta importância como as permanentes.
O nosso herói tinha como principal missão fustigar a paciência da rainha,recorrendo ao seu saco de desporto para lhe mostrar que,afinal de contas,o exercício cabia em qualquer lugar, com qualquer interveniente e para muitos fins (saudáveis, sempre!)
Sport Billy não se encontrava sozinho nesta missão. A acompanhá-lo, o cão Willy e uma rapariguinha, chamada Lilly. Juntos percorriam diferentes sítios do mundo, procurando salvar um desporto por episódio, atentos aos estratagemas infindáveis da terrorífica rainha. Viajavam numa nave espacial, muito particular, semelhante a um relógio gigante.
Foi, efectivamente, a primeira série de animação que me arrebatou completamente. Como criança imberbe e inocente, martirizei a paciência aos meus pais, alheio às noções de exploração de merchandising, pedindo tudo e mais alguma coisa relacionada com o nosso herói. Desde bolachas (lembro-me tão bem das bolachas, e do sabor que parecia tão diferente de todas as outras!) ; até mochilas e cadernos, tudo tinha um encanto especial.
Tratou-se de uma série icónica, cujos valores colectivos e solidários foram considerados como suporte eclético , inclusivé para a FIFA, que usou o carisma e a influência da personagem para a tornar mascote de alguns dos seus eventos desportivos.
O estúdio criador do desenho animado (Filmation), seria, mais tarde, responsável por produtos como "He-Man" ou "She-ra". Nada de mais portanto. :)
0 Responses to “Sport Billy (1979)”